sábado, 30 de junho de 2012

Minha aula no seminário da faculdade.




Olá galerinha ; como os amigos mais íntimos já estão sabendo que estou cursando Pedagogia, estou abrindo um espaço aqui no blog para compartilhar com vocês as minhas experiências que tenho todos os dias na faculdade.
No primeiro semestre entrei meio perdida, pois foram mais de 10 anos sem estudar... Eu mesmo me surpreendi por ter concluído o semestre sem nenhuma pendência!

O meu trabalho no final deste semestre foi planejar uma aula sobre o Método Histórico Crítico saindo do Método Tradicional. Então, como marinheira de primeira viagem, planejei uma aula bem divertida para a Pedagogia Infantil.

Elaborei uma caixa enfeitada e coloquei várias palavras dentro dela para as crianças trabalharem o  Raciocínio Lógico, o Encadeamento de Idéias  e exercitar a imaginação.



 Então a brincadeira começou!!! Cada palavra que eu tirava da caixa a criança tinha que ir construindo uma história e incluir a palavra em destaque  nela. Por exemplo, tirei da caixa a palavra CASTELO,  então a criança começa a história introduzindo na mesma a palavra CASTELO. E assim por diante.

Já para o Ensino Médio em diante, o uso de palavras completamente aleatórias torna a dinâmica mais profunda, exirgindo mais do Raciocínio Lógico, do Encadeamento de Idéias e exercitando mais a imaginação, além de tornar a história final muito mais engraçada.

Depois escrevi todas as palavras no quadro e perguntei: No que podemos trabalhar com essas palavras além de montar um texto?

Podemos trabalhar separação de sílabas, encontros vocálicos e consonantais, palavras oxitonas , paroxitonas e proparoxitonas, trabalhar um ditado de palavras e várias outras coisas.

Então foi uma aula bem divertida em que todos participaram e, ao mesmo tempo, foi um momento de descontração!!!

Bom, esse foi o meu primeiro trabalho da faculdade e " a minha primeira aula de alfabetização."

Abraços,

Nanda Dias.