terça-feira, 19 de outubro de 2010

Maquiagem de televisão


Artistas recorrem ao airbrush para driblar os efeitos da HDTV


A chegada dos aparelhos de televisão de alta definição, também chamados de HDTV (sigla em inglês para high-definition television), provocou mudanças na maneira de fazer TV, e isso refletiu também na aparência dos artistas. A qualidade da imagem melhorou tanto, que simples marcas de expressão ficaram mais evidenciadas. Para alívio de maquiadores e atores, a indústria da beleza acompanhou os avanços tecnológicos e disponibilizou um novo recurso que resolve a questão: o airbrush.

O equipamento de ar comprimido troca os antigos pincéis por uma pistola a jato que dispara pigmentos ultrafinos. Dessa forma, sombra, blush e batom (em consistência mais líquida) são aplicados na pele de forma suave e homogênea. Como o material usado é a base de silicone, ele preenche melhor os poros e as imperfeições. Outra vantagem, segundo explica o maquiador da Rede Record Vavá Torres, é o toque mais opaco. Como as lentes de HD captam muita luz e brilho, o resultado final desse tipo de maquiagem funciona melhor na telinha.

Outra questão é bem resolvida pelo aparelho: as tatuagens. Hoje em dia, é raro o ator que não possua pelo menos um desenho no corpo. Nesse caso, o airbrush também facilita o jogo de esconde. “Usamos outro tipo de maquiagem, chamada dura, que é a base de álcool e não sai com tanta facilidade, só com removedor. Tem atores que ficam com o produto até de um dia para outro”, conta Vavá. “É uma base mais pesada, que a gente evita de passar no rosto ou em locais mais sensíveis”.

( ig Delas )