'Na condição de baixa luminosidade, temos dificuldade em distinguir cores. Isso varia de acordo com o senso de contraste de cada um', diz oftalmologista.
Rio - Não é loucura! O mistério sobre o vestido mais comentado das redes sociais tem explicação. A foto da peça, postada quarta-feira por uma usuária do Tumblr chamada "swiked", virou causa de discussão entre os internautas, já que uns enxergam as cores branca e dourada e outros, preta e azul. A ciência reforça a tese, levantada em alguns comentários populares, de que a discordância tem a ver com o humor.
"Na condição de baixa luminosidade, temos dificuldade em distinguir cores. Isso varia de acordo com o senso de contraste de cada um, que sofre alteração constantemente, havendo pessoas que conseguem ver melhor cores em ambientes escuros. Alguns dos fatores que provocam essa mudança é o humor", explica o oftalmologista Bruno Guimarães Novaes, diretor médico do Hospital Oftalmológico Santa Beatriz.
Quem pensou que pudesse estar desenvolvendo algum distúrbio de visão pode se despreocupar. O especialista esclarece que não é caso de doença. "Não é nenhuma doença e também não tem nada a ver com daltonismo, pois os daltônicos não conseguem distinguir cores mesmo com boa quantidade de luz", diz o oftalmologista.
Nos comentários das redes sociais, muitos usuários relataram ter visto o vestido em uma cor e, depois, em outra. "Ué eu tinha visto branco com dourado, mas agora estou vendo azul e preto. Que macumba é essa????? Para com isso eu moro sozinha, vou ficar com medo de dormir!", comentou a internauta Thaís Gabriela.
Fonte: Diário o dia.